WWS

WWS

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Manhã de movimento no porto do Funchal

A manhã de hoje no porto do Funchal foi uma daquelas capazes de entusiasmar quem, de uma forma simples e genuína, gosta de observar e fotografar navios. O mar estava chão, a luz excelente e felizmente lá apareci eu de máquina ao pescoço para registar o movimento que se seguiu.
Primeiro largou o ferry local, LOBO MARINHO, como habitual pelas 8:00 rumo ao Porto Santo, e à medida que deixava a "pontinha" para trás cruzou-se a estibordo, embora ainda a uma grande distância, com o navio de ensaios e telemedidas MONGE, da Marinha Francesa, que aguardava ao largo para entrar no porto. Dito cujo que falaremos melhor adiante noutro artigo, acompanhado de mais imagens.
Pouco depois, mais a leste, o ferry português registado na Madeira cruzou-se desta feita com o navio areeiro ANJOS, a caminho do porto para atracar precisamente no cais 1, onde se situa a única rampa RO/RO do Funchal.
Por fim o MONGE preparava-se para iniciar a sua manobra de entrada, e para o efeito requisitou o apoio de dois rebocadores dos Portos da Madeira, PONTA DO PARGO, que se deslocou desde o Caniçal, e o CTE. PASSOS GOUVEIA. Este último ao sair do porto juntamente com a lancha de pilotos ILHÉU DO LIDO, passou ao lado de outro rebocador, neste caso um bem maior de alto mar, o RED SEA FOS registado no Panamá, que desde Setembro do ano passado tem estado presente na baía do Funchal.
Posto isto só temos a concluir que realmente não há melhor forma de começar o dia!
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário