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terça-feira, 16 de maio de 2017

SEVEN SEAS NAVIGATOR

Imagens relativas à largada do paquete SEVEN SEAS NAVIGATOR do porto do Funchal no passado dia 4 de Maio, com o apoio dos rebocadores dos Portos da Madeira, CTE. PASSOS GOUVEIA e PONTA DO PARGO, requisitados pelo navio para auxiliar a desatracar do cais norte e na consequente manobra para bombordo à saída do porto.
Ao contrário do que é habitual nesta época do ano, em que a maioria dos paquetes realizam viagens transatlânticas no sentido oeste-este, o SEVEN SEAS NAVIGATOR navegava na direcção oposta com destino a St. George, Bermudas, pois encontrava-se na recta final de um grande périplo de volta ao Mundo.
Como curiosidade, apesar deste paquete ter iniciado a sua actividade como navio de cruzeiros de alto luxo em 1999 pela Radisson Seven Seas Cruises (hoje em dia denominada Regent Seven Seas Cruises), o mesmo já havia sido construído em São Petersburgo no final da década de 80 para a Marinha da antiga União Soviética, aos quais deveria de exercer funções como navio de investigação sob o nome de AKADEMIK NIKOLAY PILYUGIN. Tais planos não se concretizaram e anos mais tarde o navio inacabado acabaria por ser rebocado até Génova com a designação de BLUE SEA, sendo que nos estaleiros de Mariotti toda a super-estrutura existente foi desmanchada, aproveitando-se apenas parte do casco, a base para a construção de um casario totalmente novo.
A zona onde estão alojados os ferros do navio na proa, são dos poucos (ou até os únicos) indícios que nos dão a entender do tipo de navio que era originalmente.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
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