WWS

WWS

domingo, 21 de maio de 2017

Lança-minas HÄMEENMAA da Marinha Finlandesa

Recentemente, entre os dias 14 e 17 de Maio, fez escala no porto do Funchal o navio lança-minas da Marinha de Guerra Finlandesa, HÄMEENMAA (FNS - 02) no âmbito de uma visita oficial na Região.
Durante a sua estadia no cais norte do porto, esteve bem apresentável embandeirado da proa à popa, algo que já vai sendo raro de observar em navios de cruzeiro quanto mais em navios militares.
Singularidade que motivou-me a várias idas ao porto na passada terça-feira, dia 16 de Maio, para efectuar alguns registos, os primeiros ao início da tarde, pelo que lá dei início à tirada a pé num dia quente de sol até ao Forte da Nossa Senhora da Conceição (hoje em dia mais conhecido por Nini Design Center). Ao final da tarde acabaria por voltar junto do navio para realizar alguns pormenores em condições mais favoráveis de luz.
E como se isso não bastasse, voltei novamente ao "Nini" na penumbra para uns registos nocturnos, visto que o navio à noite apresentava uma grinalda, a primeira vez que vi algo assim em navios de guerra, isto se até agora não me escapou nada e se a memória não estiver já a falhar.
Sobre o HÄMEENMAA, foi construído nos estaleiros finlandeses Finyards em Rauma (actualmente extintos), a sua quilha foi assente em Abril de 1991 e o lançamento à água aconteceu em Novembro desse ano. Por fim o navio acabaria por ser comissionado ao serviço da Marinha Naval Finlandesa em Abril de 1992, como a primeira unidade da classe a que dá o nome. A segunda e última unidade, UUSIMAA (FNS - 05), seria comissionada em Dezembro desse mesmo ano.
Ostentam cada uma 1,450 mil TAB, 77 metros de comprimento, 11,6 metros de boca e um calado de 3 metros. A nível da guarnição, podem acomodar até 60 elementos.
Inicialmente ambos os navios foram projectados com vista ao lançamento de minas no Báltico, embora também possam exercer funções de patrulha, escolta e missões de transporte marítimo e de cariz anti-submarino.
Em prol das suas características principais, estes navios podem operar com quatro grades de minas através da popa, que no total estão aptas para lançar entre 100 a 150 minas no mar.
No que toca ao restante armamento, as unidades da classe Hämeenmaa estão dotadas de uma peça fixa de 57 mm Bofors, capaz de disparar 220 munições por minuto com um alcance efectivo de 8,500 metros. Conta ainda com duas peças de menor calibre (12,7 mm) e dois lança-granadas fixos.
Dispõe também de dois lança-foguetes RBU-1200 ASROC, propícios para o ataque anti-submarino.
Para além disso e fruto de uma revitalização a que ambos os navios foram alvo entre 2006-07 em Rauma, estão igualmente equipados com o sistema Umkhonto-IR SAM, que consiste no lançamento vertical de oito mísseis com um alcance de 12 km, ideal para o combate anti-aéreo.
Tanto o HÄMEENMAA como o UUSIMAA, foram os primeiros navios da Marinha Finlandesa a possuírem capacidades furtivas, algo que tem sido melhorado com o tempo. Em 2006 foram implementados sistemas de auto-defesa naval que lhes permitem proteger-se dos mais avançados mísseis guiados anti-superfície, lançado "iscos/armadilhas" (decoys) para o ar em diversos pontos com o intuito de desviar os mísseis das suas posições.
Os dois lança-minas estão dotados de dois motores Diesel Wärtsila Vasa 16V22 capazes de gerar conjuntamente 2,600 Kw, pelo que impulsionados pelos seus dois hélices podem atingir uma velocidade máxima de 20 nós.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário