WWS

WWS

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NRP ZAIRE de gala no Dia da Marinha

O navio patrulha português NRP ZAIRE atracado no cais norte do porto do Funchal a 20 de Maio último, embandeirado da proa até à popa por ocasião do Dia da Marinha Portuguesa, comemorado no mesmo dia em que a Armada de Vasco da Gama chegou a Calecute pela primeira vez em 1498.
Este ano o expoente das comemorações aconteceu em Oeiras, com uma série de actividades levadas a cabo pela nossa Marinha Naval, sendo que os navios que participaram, estiveram também patentes ao público, como é habitual.
Em 2008 estas comemorações tiveram lugar no Funchal, a coincidir com o 500º aniversário da cidade capital da Madeira, sendo que as diversas unidades da Marinha de Guerra Portuguesa que cá se deslocaram, preencheram o porto quase por completo.
Visto assim engalanado e em aparente bom estado de conservação, o "velho" patrulha está a disfarçar bem os seus quase 45 anos de actividade, tendo sido aumentado ao efectivo da Marinha a 22 de Dezembro de 1971 e desde logo destacado para patrulhar os rios em África durante a Guerra Colonial Portuguesa, funções que desempenhou juntamente com os seus gémeos da classe Cacine.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário