WWS

WWS

terça-feira, 26 de abril de 2016

PORTO NOVO no Funchal

O navio areeiro PORTO NOVO, ex. HUDSON STREAM e BOWSTREAM de 1971, a se posicionar a sul do porto do Funchal pronto para fundear na tarde de 22 de Abril último. Vinha carregado com o fogo de artifício que seria lançado mais tarde para assinalar a última escala do cruzeiro de volta ao Mundo do paquete AURORA.
O PORTO NOVO foi construído na Holanda, em Vuyjk Capele & Zonen's Scheepswerven N.V. no início dos anos 70, mas foi só em 1996 que a empresa madeirense António Pereira & Filhos Lda. o adquiriu ao armador britânico Seal Sands Maritime Ltd. passando então a operar com este nome na extracção de inertes marítimos no arquipélago da Madeira.
Registado na Capitania do porto do Funchal (FN-72-AL), ostenta 1,424 TAB, 81,50 metros de comprimento e 13 metros de boca, estando apto para atingir uma velocidade máxima de 12,5 nós. Está também dotado de um sistema mecânico de sucção, que lhe confere um célere carregamento de inertes no porão.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário