WWS

WWS

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Lancha CTE. CRISTIANO DE SOUSA no Porto Santo

A lancha de pilotos CTE. CRISTIANO DE SOUSA amarrada na marina do Porto Santo, onde actualmente opera em prol da pilotagem do referido porto. Fotografias obtidas a 5 de Abril último, num dia em que fez escala no Porto Santo o paquete HORIZON, que nesta ocasião não precisou do apoio desta lancha, pois quando se trata de fundear não é necessária a ida a bordo do piloto local.
A CTE. CRISTIANO DE SOUSA, que ostenta o nome em homenagem ao Comandante do porto do Funchal na época em que chegou à Madeira, no ano de 1969, foi construída no Reino Unido nos estaleiros Keit Nelson, ilha de Wight. Apresenta 12,52 metros de comprimento, 3,35 metros de boca e 0,99 metros de calado e possui um motor diesel de 359 HP que lhe conferem uma velocidade máxima de 23 nós.
Operou no porto do Funchal entre 1969 até 2001, ficando depois de reserva à lancha CTE. VALÉRIO DE ANDRADE. Ainda passou pelo porto do Caniçal antes de ter sido destacada para o Porto Santo, em detrimento da aquisição de duas novas lanchas para a APRAM S.A. que entraram ao serviço em 2012.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário