WWS

WWS

terça-feira, 26 de abril de 2016

Dois paquetes no Funchal em volta ao Mundo a representar companhias centenárias

Na passada Sexta-Feira dia 22 de Abril, os paquetes AURORA e AMSTERDAM fizeram no porto do Funchal as últimas escalas dos seus grandes cruzeiros de volta ao Mundo.
O AURORA largou do seu porto base de Southampton a 2 de Janeiro deste ano para uma viagem de circum-navegação de 114 noites, que fez passagem pelo canal do Panamá, depois ilhas do Pacífico, Nova Zelândia e Austrália, Extremo Oriente, Índia, navegação ao longo da costa africana e por fim regresso ao Reino Unido via Cabo Verde, Canárias e Madeira.
Momentos antes de largar do Funchal, o navio britânico foi presenteado com uma sessão de fogo de artifício pelas 22h30, de forma a assinalar o fim deste itinerário, visto por muitos como uma verdadeira viagem de sonho.
Quanto ao AMSTERDAM, realizou uma rota parecida com uma duração também semelhante, 115 noites, mas à base de Fort Lauderdale (Flórida), de onde largou a 5 de Janeiro, sendo que no decurso da viagem ao invés de contornar o continente africano, navegou da Índia para o Médio Oriente, chegando depois ao Mediterrâneo via canal do Suez. Na recta final do cruzeiro fez escala no Funchal em viagem transatlântica de regresso aos E.U.A.
Habitual gravura dos cruzeiros de volta ao Mundo na zona de proa do AMSTERDAM, neste caso alusivo a 2016.
Para além do tipo de viagem que estavam a realizar, estes dois navios também têm em comum o facto de pertencerem a duas companhias com mais de um século de existência, o AURORA da P&O Cruises, que datam as suas origens a 1837, altura em que começaram a operar viagens de transporte de correio até Portugal e Espanha como Peninsular Steam & Navigation Company, e o AMSTERDAM da Holland America Line, companhia que em 1870 começou a operar carreiras regulares transatlânticas entre Roterdão e Nova Iorque, originalmente com a designação de Nederlandsch-Amerikaansche Stoomvaart-Maatschappij (NASM).

Hoje em dia ambas as companhias pertencem ao maior grupo da industria dos cruzeiros, a Carnival Corporation sediada em Miami, Flórida.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário