WWS

WWS

terça-feira, 29 de março de 2016

COLUMBUS o novo navio da CMV no Funchal em 2017

A Cruise & Maritime Voyages (CMV) adquiriu recentemente uma nova unidade, que opera actualmente para a P&O Australia como PACIFIC PEARL, e que a partir do próximo ano passará a chamar-se COLUMBUS.
Previsão do actual PACIFIC PEARL como COLUMBUS e com as novas cores. Imagem: CMV
Com cerca de 63,500 TAB e capacidade para 1,660 passageiros, será o maior a navegar para o referido operador britânico. Construído em 1989 nos estaleiros franceses Chantiers de l'Atlantique em St. Nazaire para a Princess Cruises, fez como STAR PRINCESS uma única escala no porto do Funchal a 9 de Novembro de 1992. Depois já a operar para o mercado inglês realizou diversas escalas, primeiro como ARCADIA para a P&O entre 1997 e 2003, e depois como OCEAN VILLAGE entre 2003 e 2010, num conceito mais informal. Agora que volta a operar para os britânicos, era previsível que regressasse ao Funchal num regime de escalas mais frequente.
OCEAN VILLAGE na última escala que fez no Funchal com este nome a 2 de Abril de 2010.
A primeira escala como COLUMBUS e pela CMV deverá acontecer a 20 de Agosto de 2017, seguida de mais duas escalas ainda nesse ano, previstas para os dias 24 de Outubro e 9 de Dezembro. Fonte: Previsão anual APRAM.
No passado Sábado, dia 26 de Março, fez escala no porto do Funchal o MARCO POLO, a primeira unidade da CMV quando esta iniciou actividade em 2009 e que assim mantém um dos mais antigos navios de cruzeiro do sector actualmente, a contar já com meio século de navegações.
Foi construído em 1965 na antiga Alemanha do Leste para os soviéticos da FESCO (Far Eastern Shipping Company) como ALEKSANDR PUSHKIN, o segundo de uma classe de 5 paquetes gémeos conhecida por Ivan Franko.
Nestas últimas imagens o MARCO POLO visto a largar do Funchal após a sua escala mais recente, ao início da noite rumo a Lisboa, na recta final de um cruzeiro transatlântico às Caraíbas com base no porto de Bristol, Avonmouth.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário