WWS

WWS

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Navios da P&O no Funchal

Nos últimos dias o porto do Funchal recebeu a escala de alguns dos navios de cruzeiro que compõem a frota actual de 8 unidades da P&O Cruises, a mais antiga empresa da Marinha Mercante Britânica e umas das companhias mais regulares na Madeira.
Na passada Sexta-Feira, dia 27 de Novembro, fizeram escala em simultâneo no Funchal dois navios da P&O, OCEANA e VENTURA, proporcionando um contraste entre as cores novas e antigas da companhia, tal como já tinha acontecido no porto da capital madeirense a 30 de Outubro último, entre ARCADIA e ORIANA.
Curiosamente ambos os navios foram construídos em Itália, nos estaleiros de Fincantieri em Monfalcone, o OCEANA no ano de 2000 entregue à Princess Cruises como OCEAN PRINCESS tendo sido transferido para a P&O dois anos depois, enquanto que o VENTURA de 2008 foi já encomendado pela própria companhia, mas que partiu do mesmo projecto da classe Crown da Princess, sendo assim parcialmente idêntico aos navios CROWN, EMERALD e RUBY PRINCESS.
No Domingo dia 29, foi a vez da escala do ARCADIA em viagem transatlântica do seu porto base de Southampton para St. John's, Antigua, tendo-se verificado que já está para muito breve a alteração das cores do navio, devendo a mesma iniciar-se pela pintura da chaminé a azul e a colocação dos logótipos na mesma.
Logo no dia seguinte, foi precisamente o navio mais antigo da frota, o ORIANA que este ano completa 2 décadas de actividade, a visitar o porto do Funchal, um destino que bem conhece, tendo sido a primeira escala do seu cruzeiro inaugural em Abril de 1995.
Infelizmente e pelo terceiro dia consecutivo, o porto do Funchal deveria de ter recebido hoje outro navio da P&O, o AURORA, que entretanto trocou a sua escala na Madeira pelo porto da Praia da Vitória, ilha da Terceira (Açores), por falta de cais acostável que permitisse a sua atracação.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário