WWS

WWS

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Semana de grande movimento no porto do Funchal


Num mês em que é já habitual assistirmos a uma intensa actividade, maioritariamente de navios de cruzeiro, o porto do Funchal registou 11 escalas desde o início desta semana até ao dia de hoje. Na Segunda e Terça-Feira estiveram três navios, VENTURA, AEGEAN ODYSSEY e AIDA SOL, todavia o volume maior de escalas verificou-se nos últimos três dias úteis da semana, num total de oito navios.

Na Quarta-Feira dia 11 de Novembro estiveram em porto, COSTA MAGICA, AIDA BLU e ALBATROS, que em conjunto movimentaram 5,764 passageiros e 1976 tripulantes. O navio da AIDA junta-se agora ao seu irmão AIDA SOL, sendo a segunda presença da companhia alemã a realizar cruzeiros redondos semanais pelas ilhas Canárias e Madeira este Inverno. Será presença habitual no Funchal todas as Segundas-Feiras até Abril de 2016.

Já no dia seguinte, a 12 de Novembro, outros três navios de cruzeiro, ARCADIA, BALMORAL e THOMSON MAJESTY voltaram a ocupar quase por completo o molhe sul do porto do Funchal, proporcionando um trânsito de 4,642 passageiros e 1996 tripulantes.
O THOMSON MAJESTY será também outra presença regular no porto da capital madeirense nos próximos meses de Inverno, numa frequência semanal com escalas à Quarta-Feira. Na sua visita mais recente o navio do operador britânico Thomson Holidays, atracou junto ao Forte da Nossa Senhora da Conceição, dada a ausência do ferry LOBO MARINHO, o que proporcionou uma série de vistas interessantes do agora "Design Centre" da designer madeirense de renome internacional Nini Andrade Silva.


Quanto ao dia de hoje, o porto do Funchal recebeu duas escalas, do MSC SPLENDIDA e MSC OPERA, num encontro da companhia italiana MSC Cruises. A bordo dos dois "colegas" de frota viajam 5,790 passageiros e 1995 tripulantes.
Ambos construídos na França, em St. Nazaire, o MSC OPERA foi entregue em 2004, como a segunda unidade da classe Lirica, numa altura em que esses mesmos estaleiros se designavam de Chantiers de l'Atlantique. Já o O MSC SPLENDIDA foi também o segundo navio da sua classe, Fantasia, a ser entregue à MSC em 2009, quando os estaleiros estavam já sob a tutela do grupo sul-coreano STX.
Hoje juntos no Funchal proporcionaram a oportunidade de comparar a estética da classe Lirica, a que pertence o MSC OPERA, que depois foi evoluindo e passado depois pela classe Musica até eventualmente atingir o actual expoente máximo com a classe Fantasia.
De igual relevância, hoje foi a primeira vez que o MSC OPERA fez escala no Funchal depois de ter sido remodelado de acordo com o programa "Renaissance" da MSC. O navio esteve em doca seca nos estaleiros italianos de Fincantieri entre os meses de Maio e Julho deste ano, tendo recebido na secção central um bloco pré-fabricado de 24 metros. Desta forma passou de 251 para 275 metros de comprimento, das cerca de 60,000 TAB originais ganhou mais 5,000 e a capacidade de acomodação passou dos 2,069 para 2,680 passageiros. O MSC OPERA foi o terceiro navio da MSC a receber esta operação de revitalização, depois do MSC ARMONIA e MSC SINFONIA, e ao qual seguiu-se o MSC LIRICA, que saiu do estaleiro há poucos dias.
Para os restantes dias da semana, estão ainda previstas cinco escalas para o porto do Funchal, amanhã atracam o QUEEN ELIZABETH, SILVER SPIRIT e AZAMARA JOURNEY, num dia marcado pelo cancelamento do HORIZON, que faria a sua primeira escala com este nome, enquanto que no Domingo devem juntar-se ao SILVER SPIRIT e AZAMARA JOURNEY, que irão pernoitar, o CRYSTAL SERENITY e PRINSENDAM.
*Fonte nº de passageiros em trânsito: Portos da Madeira.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário