WWS

WWS

sábado, 14 de novembro de 2015

HMCS GOOSE BAY e SUMMERSIDE

Os dois navios patrulha HMCS GOOSE BAY (MM 707) e HMCS SUMMERSIDE (MM 711) da Marinha de Guerra do Canadá estiveram recentemente no porto do Funchal, ambos chegaram na manhã do passado dia 6 de Novembro, numa permanência que terminou na última Terça-Feira, dia 10.
Estas duas unidades gémeas integram a classe Kingston da referida Marinha, um projecto que viu a construção de doze navios patrulha idênticos no final da década de 90. No caso do GOOSE BAY e SUMMERSIDE, foram comissionados em Julho de 1998 e 1999 respectivamente, após construção nos estaleiros de Halifax, porto que desde então tem servido de base a estes navios.
Das principais características técnicas, de referir que ambos ostentam uma arqueação bruta de 970 toneladas e de comprimento cerca de 55 metros. Dispõem também de um sistema de propulsão híbrido, partilhado entre dois motores eléctricos e quatro alternadores diesel, que lhes confere uma velocidade média de 15 nós. 
A nível de armamento, estão dotados de uma peça Bofors de 40 mm, posicionada à proa e duas peças de calibre inferior colocadas junto à ponte de comando, a bombordo e estibordo.
Os dois navios patrulha canadianos atracados de braço dado no porto do Funchal a 6 de Novembro
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário