WWS

WWS

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Estreia do PRINSENDAM e da Holland America Line na ilha de Porto Santo

Foi na passada Segunda-Feira, dia 16 de Novembro, que o PRINSENDAM da Holland America Line realizou a sua primeira escala na ilha de Porto Santo, arquipélago da Madeira, numa efeméride que registou também a primeira vez que um navio da  referida companhia secular de origem holandesa visitou este porto português.
O PRINSENDAM chegou a Porto Santo oriundo do Funchal, tendo pelas 9h00 largado o ferro a oeste da principal infraestrutura portuária da ilha. Desde logo iniciaram-se as operações de desembarque e embarque de passageiros por baleeira de e para terra e as excelentes condições de mar e vento que se faziam sentir estiveram sempre a favor deste processo durante todo o tempo de escala do navio.
As baleeiras deixavam e recebiam os passageiros, maioritariamente de nacionalidade norte-americana, no cais sul do porto junto à marina, onde no inicio aguardavam os autocarros prontos para seguir em excursões pela ilha, bem como os táxis e os serviços regulares de transfere que durante o dia efectuaram viagens entre o porto e a cidade de Vila Baleira, a capital e localidade mais populosa de Porto Santo.
Posto isto, tanto as condições de tempo como os serviços de apoio local aos passageiros não podiam ter estado mais à altura para facultar uma permanência memorável neste destino, certamente novo para a maioria destes turistas.
As baleeiras sempre num vaivém contínuo entre o navio e o posto de desembarque em terra
Esta escala inaugural na ilha dourada integra um périplo de 29 dias que o PRINSENDAM está a realizar e que teve início em finais de Outubro no porto grego do Pireu, desenvolvendo-se o itinerário em destinos do Mediterrâneo como Ashdod e Haifa; (Israel), Marmaris e Kusadasi; (Turquia), La Valletta; (Malta), Messina e Nápoles; (Itália) e Cartagena e Málaga; (Espanha) estando agora o navio a atravessar o Oceano Atlântico rumo ao Continente norte-americano via Madeira. Este cruzeiro também possibilitava embarques no porto que serve Roma, Civitavecchia, para um segmento de 15 dias.
Com 37,845 TAB, 204 metros de comprimento e capacidade para 766 hóspedes, o PRINSENDAM designado pela HAL como "Elegant Explorer" (Explorador Elegante), é o navio mais pequeno da frota, e por consequente o ideal para realizar escalas onde os grandes não chegam ou em portos onde fundear não é tão favorável, proporcionando assim aos passageiros destinos alternativos dos que as principais companhias vulgarmente oferecem. Para além disso e por possuir dimensões mais reduzidas apresenta um ambiente muito mais intimista, ao contrário do que se verifica nas grandes "cidades flutuantes", navios direccionados para cruzeiros em massa.
Vistas do PRINSENDAM fundeado ao largo de Porto Santo
Construído na Finlândia, em Wärtsilä Marine, região de Turku, foi entregue em 1988 à extinta Royal Viking Line como ROYAL VIKING SUN, dispondo a bordo dos melhores parâmetros de luxo e qualidade de espaços e serviço. Com o mesmo nome chegou ainda a operar para a Cunard, passando depois pela Seabourn como SEABOURN SUN até chegar à Holland America Line em 2002, onde recebeu o nome actual e cujas amenidades de luxo originais são mais que dignas para a categoria de 5 estrelas e da conhecida "assinatura de excelência" da companhia.
O navio holandês, registado no porto de Roterdão, há semelhança de todos os seus "colegas" de frota permaneceu ao largo de Porto Santo até cerca das 17h30, largando então para uma viagem transatlântica rumo a Fort Lauderdale na Flórida. Após transitar o Ilhéu da Cal, a sudoeste da ilha, o navio prosseguiu a sua rota com destino ao porto norte-americano navegando ao largo da costa norte da ilha da Madeira.
A ilha de Porto Santo despediu-se assim do último navio de cruzeiros em 2015. Para o próximo ano, a ilha dourada deve receber apenas a visita do AMADEA, cuja escala está programada para dia 24 de Abril.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário